Meninas também jogam?

Buenas,

outro dia eu vi uns garotos espantados quando ouviram de uma colega que ela adorava jogar videogame. Mas afinal, por que tanto susto? Parece que muita homem ainda se sente ameaçado nesse campo, enquanto outros aguardam pela princesa jogadora que passará madrugadas acompanhando-os na jogatina (não toda madrugada, claro, afinal de contas namoros servem também pra outras diversões).

Para muitos, essa imagem de mulheres jogando, descontraidamente, talvez até cercadas de pizza e refrigerantes (cerveja dependendo da sua idade) seja algo impossível de se ver. Eu mesmo tenho que confessar que nunca vi ou ouvi relatos desse tipo, mas sim, isso acontece por aí.

Então por que ainda é raro as garotas jogarem ou manifestarem que jogam numa boa? A resposta é bem simples, o mundo dos games ainda é sim bem machista. Por machista entenda: a maioria dos jogos ainda é bastante sexista, roteiros manjados de mocinho x bandido e preconceito, pois muito marmanjo acha que é um ultraje perder para uma mulher. Além disso, os ambientes de jogo costumam ser masculinos, ou seja, todos largados e ao estilo moleque. Claro que falo de maneira geral, o que não quer dizer que seja sempre assim.

De qualquer forma, mesmo contando com uma gama mais variada de jogos, esse universo ainda é bastante sexista. Vamos pegar o exemplo de Lara Croft.

Ela é uma heroína admirada por homens e mulheres, mas reparem bem nos seus dotes. Quanto mais o tempo passa, mais jovem ela fica. Pula, corre e atira sem sujar um fio de cabelo e olha que seria difícil até mesmo ficar de pé com os peitões que ela tem. Não quero dizer que seus jogos sejam ruins ou chatos, mas as vezes parece que para um personagem feminino fazer sucesso ele não pode trazer uma mulher comum, mas sim uma mulher maravilha. Pelo menos, ao que tudo indica, seu novo jogo trará uma Lara mais humana, que se suja, se machuca e sofre. Esperemos para ver

Quer outro exemplo de papel de feminino dentro dos jogos? Esse com certeza você conhece, vou colocar só a imagem aqui e creio que você me entenderá.

Desde suas primeiras aparições Mario e Princesa Peach fazem (quase) sempre seus papéis, de resgatar e ser resgatada. Ela só aparece gritando por socorro e sendo raptada por diferentes vilões. Apesar de aparentar ser algo simples, não vejo como algo tão inocente assim. Isso reflete o pensamento de mulher como prêmio, afinal ela praticamente atirada ao Mario assim que ele passa por todos os desafios, se mostrando passiva do início ao fim do jogo. Alguns irão me criticar, dizendo haver o jogo Super Princess Peach, mas apresento uma significativa diferença entre os jogos do Mario e esse em que a personagem principal é a Princesa.

Enquanto Mario esmaga seus adversários, salta sobre eles, corre, atira etc, nossa querida Princesa ataca com corações, que causam diferentes emoções em seus adversários. Ora, será que essa é a única capacidade de uma mulher? Você jogadora, é assim que você resolve os problemas de sua vida. Li num artigo do FRASCA que na época até a Nintendo se retratou por causa desse jogo.

Ainda assim, os jogos estão mais variados e hoje em dia as garotas podem escolher por aqueles que as agradem mais. Os dados de mercado mostram que hoje em dia a divisão dos jogadores é quase igual em termos gerais. Então gente boa, escolham jogos interessantes e chamem suas namoradas, amigas e companheiras para jogar. Se escolher bem e não forçar, tenho certeza que será legal. E garotas, não tenham medo nem vergonha, joguem! Só não se tornem cheaters, campers e essas coisas odientas do mundo dos games.

Como dica, pra fugir do óbvio The Sims, Spore, Sim City e afins, deixo o jogo Portal 2 (grande novidade, rs) e Heavy Rain. Suas histórias cativantes, mais o modo cooperativo do primeiro citado, podem ser boas portas de entradas para que elas também joguem.

Divirta-se

Anúncios

2 comentários sobre “Meninas também jogam?

  1. Pingback: Lara Croft, as mulheres e a evolução da mídia | Game & Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s