Crítica x Review

Buenas,

recentemente vi no blog do Janos Leite a tradução de um texto de Greg Costikyan, que fala sobre a importância de existirem críticas sobre games e não apenas reviews, que apontam se devemos ou não comprar um jogo. O original você encontra aqui e a tradução do Janos você encontra aqui.

O texto é bom e a tradução também e veio ao encontro da proposta deste blog, pois afinal de contas, por que não vemos críticas de jogos por aí? O que vemos são mais e mais notas, recomendações de compra, análises técnicas e por aí vai. Obviamente que essas coisas vão continuar existindo e não há nenhum mal nisso, mas essa necessidade de julgar e dar uma nota para um jogo é algo bastante nefasto e faz com que somente jogos novos sejam avaliados e debatidos.

Pegando o gancho do texto que escrevi sobre MW 3, lembro que muito veículo de comunicação elogiou horrores o jogo, mesmo salientando que ele era extremamente semelhante a seu antecessor. Enredo batidão, sem novidades, enfim, tudo aquilo que já falei. O jogo não inova nada, não contribui para a evolução e amadurecimento da mídia!

Para efeito de comparação, o jogo Flower do PS3 até hoje causa estranhamento em quem o conhece ou joga. Além de ser belíssimo e ele apresenta uma proposta diferente. Nem vou me alongar muito para fala desse jogo, mas recomendo-o bastante. Não garanto que todos vão gostar dele, mas é ótimo ver gente tentando fazer algo que não seja apenas o tradicional.

Acho que já deu para perceber a diferença? Se não, vou trazer apenas mais um exemplo, Mario, aquele do nintendinho, lá dos idos anos 80. Pode parecer absurdo, mas já vi gente falando que aquele é um jogo ruim, simples demais, gráficos feios. Obviamente essas pessoas só tem olhos para os jogos atuais e não perceberam a importância que Mario teve na história dos games. Design inovador, trilha sonora que toca até hoje, e um desenho de fases muito bem feito. Mas é passado e parece que para alguns já foi esquecido.

Para finalizar aqui, trago dois trechos do texto citado, que elucidam sobre a diferença entre um review e uma crítica:

Um review é um guia para compradores. Ele existe para informá-lo sobre algum produto novo que você pode comprar, e se você deve ou não comprá-lo. Um bom review vai mais além, e sugere quem deve comprá-lo, já que nem todos gostam de tudo. (Por exemplo, um romance pode ser muito bom para o seu tipo, mas é bastante improvável que me agrade, já que não é um gênero queeu gosto).

A crítica é um debate informado, feito por um observador inteligente e conhecedor de um meio, dos méritos e da importância (ou da falta dela) de uma obra particular. A crítica não se destina a ajudar o leitor a decidir se quer ou não gastar dinheiro em algo; as decisões de compra de alguns leitores podem ser influenciadas, mas orientar as suas decisões não é o propósito do trabalho crítico. A crítica é, em certo sentido, meramente “escrever sobre” – sobre arte, sobre dança, sobre teatro, sobre um texto, sobre um jogo – sobre qualquer obra de arte em particular. Como uma crítica se aproxima de uma obra, e qual abordagem ela usa, pode variar muito de crítico para crítico, e de obra para obra. Existem, de fato, muitas abordagens críticas válidas para uma obra, e em qualquer momento dado, uma crítica pode adotar apenas uma, ou vários delas.

Espero que o jornalismo de games cresça e passe a englobar a crítica como parte de seu editorial, chega de tratar os jogos apenas como simples brinquedos, sugerindo “hey mãe, esse você pode comprar”.

Fiquem com um vídeo de Trine, para inspirá-los.

Então, qual a crítica que vai fazer?

Anúncios

2 comentários sobre “Crítica x Review

  1. Pingback: É difícil ser crítico de games? « Game & Críticas

  2. Pingback: Mais sobre a imprensa de games « Game & Críticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s