Crescimento no Brasil

Buenas,

vagando pela internet vi a notícia de que as vendas de videogames no Brasil cresceram 53% em 2011. A matéria da Folha de SP online pode ser vista aqui. Não sei se por estar online ou se por falta de competência de quem escreveu a matéria, não consegui entender se o aumento foi na venda de consoles, jogos ou consoles + jogos. Ainda assim não deixa de ser um número expressivo.

Quais as causas e consequências disso? A causa é óbvia, queda nos preços. A consequência é a migração do mercado informal para o formal. Novidade para você? Creio que não.

Eu não acredito que alguém compre produto pirata apenas por comprar. A pessoa não chega em uma loja, olha um jogo, ve que ele está com o mesmo preço da barraquinha e pensa “hmm, vou comprar no camelô mesmo, o cara é gente boa”. Sinto muito, mas isso é impossível de acreditar.

Quem compra no camelô é porque quer pagar mais barato, mesmo que seja produto de pior qualidade, sem chance de jogar online e tudo aquilo que sabemos ser inconveniente quando temos algo pirata. E dá pra culpar quem faz isso? Não, não dá. Comprar um lançamento a R$199,99 é duro demais. Vale mais a pena comprar um jogo importad, mesmo sendo taxado, do que comprar um aqui no Brasil. Ou então você espera uns 3 anos, até ele não ser mais lançamento e pagar R$99 (e olhe lá).

E a receita é até que bem simples, os resultados estão aí estampados! Queda no preço, aumento recorde nas vendas. O problema é que existem diversos interesses nesse meio (em todo meio), sendo políticos, financeiros, influências e por aí vai.

Ainda assim, não deixa de ser um fato a ser comemorado, pois quem sabe as empresas e o governo federal brasileiro não passem a aceitar os games como uma realidade no Brasil, sendo um grande mercado em potencial. E falo isso não apenas por causa dos preços ou para poder comprar mais, nada disso. É que quanto mais respeitatem nosso mercado, mais veremos jogos traduzidos, dublados, adaptados e também mais produções nacionais e esses sim são o grande ponto. Mercado pequeno não recebe investimentos, mas grandes mercados sempre chamam mais a atenção.

Mas como nem tudo são flores, copio aqui o ÚNICO comentário de leitor sobre essa notícia “QUANTO MAIS ALIENAÇÃO MELHOR”. E isso me faz lembrar, antes do preço e de qualquer outra coisa nosso maior inimigo ainda é a ignorância.

Continuemos na torcida e fiquem com uma resposta em forma de vídeo para esse comentário infeliz do leitor da Folha. Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s