Buenas,
vagando pela internet vi a notícia de que as vendas de videogames no Brasil cresceram 53% em 2011. A matéria da Folha de SP online pode ser vista aqui. Não sei se por estar online ou se por falta de competência de quem escreveu a matéria, não consegui entender se o aumento foi na venda de consoles, jogos ou consoles + jogos. Ainda assim não deixa de ser um número expressivo.
Quais as causas e consequências disso? A causa é óbvia, queda nos preços. A consequência é a migração do mercado informal para o formal. Novidade para você? Creio que não.
Eu não acredito que alguém compre produto pirata apenas por comprar. A pessoa não chega em uma loja, olha um jogo, ve que ele está com o mesmo preço da barraquinha e pensa “hmm, vou comprar no camelô mesmo, o cara é gente boa”. Sinto muito, mas isso é impossível de acreditar.
Quem compra no camelô é porque quer pagar mais barato, mesmo que seja produto de pior qualidade, sem chance de jogar online e tudo aquilo que sabemos ser inconveniente quando temos algo pirata. E dá pra culpar quem faz isso? Não, não dá. Comprar um lançamento a R$199,99 é duro demais. Vale mais a pena comprar um jogo importad, mesmo sendo taxado, do que comprar um aqui no Brasil. Ou então você espera uns 3 anos, até ele não ser mais lançamento e pagar R$99 (e olhe lá).
E a receita é até que bem simples, os resultados estão aí estampados! Queda no preço, aumento recorde nas vendas. O problema é que existem diversos interesses nesse meio (em todo meio), sendo políticos, financeiros, influências e por aí vai.
Ainda assim, não deixa de ser um fato a ser comemorado, pois quem sabe as empresas e o governo federal brasileiro não passem a aceitar os games como uma realidade no Brasil, sendo um grande mercado em potencial. E falo isso não apenas por causa dos preços ou para poder comprar mais, nada disso. É que quanto mais respeitatem nosso mercado, mais veremos jogos traduzidos, dublados, adaptados e também mais produções nacionais e esses sim são o grande ponto. Mercado pequeno não recebe investimentos, mas grandes mercados sempre chamam mais a atenção.
Mas como nem tudo são flores, copio aqui o ÚNICO comentário de leitor sobre essa notícia “QUANTO MAIS ALIENAÇÃO MELHOR”. E isso me faz lembrar, antes do preço e de qualquer outra coisa nosso maior inimigo ainda é a ignorância.
Continuemos na torcida e fiquem com uma resposta em forma de vídeo para esse comentário infeliz do leitor da Folha. Até mais!