Cooperando

Olá minha gente, todos preparados para começar a semana?

Hoje vou escrever sobre algo que as vezes fica sem segundo plano quando o assunto é videogame e, para os críticos negativos, sequer existe na maioria dos jogos: a cooperação. Nesse texto, a noção de cooperação será extendida e espero que todos possam perceber o quão longe ela pode chegar e o quanto os jogos hoje em dia são produzidos para serem cooperativos, à sua maneira.

A forma mais básica de cooperação dentro dos games vem desde os primeiros beat’em up’s da vida, como Double Dragon, Golden Axe ou Final Fight. Nesses jogos, em que você basicamente tinha que ficar apertando botões incansalvemente enquanto seu personagem descia a bordoada em todo mundo, a cooperação se dava quando jogado no modo 2 players, em que ambos dividiam a mesma tela, um sempre contando com a ajuda do outro em momentos complicados e, quando a sintonia era maior, para ver quem ia pegar o life que aparecia no chão de determinados estágios (geralmente algum pedação de carne assada). Simples, mas divertido. Duplas pouco cooperativas fracassavam na maioria das vezes.

Golden Axe. Quem jogou sabe o quanto era bom

Com o passar do tempo, alguns jogos em primeira pessoa disponibilizaram o modo cooperativo para ser jogado no mesmo console. A tela era divida em duas partes e os jogadores possuiam algum objetivo em comum. Um bom exemplo disso é Perfect Dark 64. Particularmente eu achava bem mais divertido passar pelas fases jogando de dois, pois além de acabar com aquela sensação de “solidão”, permitia um outro olhar sobre cada estágio, pois enquanto um era responsável por infiltrar, o outro ficava na retaguarda. Ou enquanto um utilizava o sniper, o outro mandava ver no lança granadas e por aí vai. Essa é outra forma relativamente simples, mas que agradou bastante.

Semelhante a isso tempos o exemplo atual de Portal 2, com seus super carismáticos robôs Atlas e P-body. a estrutura é semelhante, mas nesse caso a cooperação é mais “exigida”, pois não adianta que apenas um jogador seja super habilidoso, carregando o outro nas costas. Os quebra cabeças são feitos para serem solucionados por ambos, utilizando 4 portais, sendo impossível concluí-los sozinhos. Destaque para Glados que diz durante o jogo que as câmaras de teste cooperativo só podem ser executadas por robos, pois humanos não conseguem ser cooperativos o suficiente.

Perfect Dark 64 era um bom jogo de tiro e um dos melhors games do 64

Ainda nos jogos em primeira pessoa, mas partingo para o mundo online, encontramos os tiroteios em geral, como o caso de Counter Strike. Seja no time terrorista ou policial, se seu time não colaborar, pode esquecer a vitória, pois ela será bem difícil. Eu sei que jogar CS online não é necessariamente uma atividade de cooperação, pois não é raro ver  jogadores que estão mais preocupados com seus frags do que com a própria equipe, mas essa uma distorção permitida pelo jogo. Nos campeonatos são premiados os times vencedores e não os jogadores com maior número de mortes. Diga-se de passagem não há nada mais chato do que ter em seu time (ou no time adversário) algum mala que só sabe ficar de camper atirando com sniper. Esse é um fator que as vezes até afasta as pessoas de jogarem CS.

Na contra mão disso, Team Fortress 2 possui uma proposta bem diferente. Nesse jogo você faz pontos de diferentes formas e não apenas matando os adversários. Aqui você pode pontuar ao curar um aliado, teletransportá-lo, ajudando a matar o inimigo, destruindo construções, empurrando o carrinho, conquistando territórios, entre outros. Ao final de cada partida o que conta é a vitória ou derrota do time, além disso as equipes alternam seus objetivos, hora fazendo parte do lado invasor, ora fazendo parte do lado defensor (Blu e Red respectivamente). Fazia tempo que pretendia falar de TF2, que considero um jogo excelente, pois possui boa jogabilidade, personagens variados e um clima cômico que deixa as partidas menos tensas. TF2 é um jogo essencialmente multiplayer, não sendo possível jogar sozinho contra o pc. Inclusive fica essa boa dica, pois TF2 é gratutito para baixar e chegou a ganhar alguns prêmios de multiplayer do ano na época do seu lançamento. Meu personagem favorito é o esquisito Pyro

Team Fortress 2 é um excelente multiplayer

Ainda na onda dos multiplayer, temos MMO’s da vida, como World of Warcraft. Por mais que cada um queira que seu próprio personagem seja o mais poderoso, esses jogos são praticamente impossíveis de serem jogados sozinhos. Sem uma guild ou uma boa party, a tarefa de matar monstros, completar missões e coletar itens fica entediante e extremamente complicada, quando não se tornam impossíveis MESMO. Os produtores constroem um sistema que privilegia o jogo em grupo, pois do contrário haveriam (ainda mais) malucos que passam 24h, sete dias por semana, jogando sozinhos, sem qualquer tipo interação, mesmo no mundo online. Como são jogos que exigem muitas horas e dias para evoluir os personagens, não seria difícil encontrar casos de gente mal nutrida e doente de tanto jogar, então nada melhor do que estimular a cooperação entre os jogadores.

O último “tipo” de cooperação que vou citar aqui nesse post são os tutoriais e foruns encontrados espalhados pela rede afora. São inúmeros walkthroughs, video guias, debates etc. As pessoas dedicam tempo e esforço no intuito de criar bons documentos que facilitem a vida de outros jogadores. Antes que alguém venha me dizer que utilizar um walkthrough ou uma vídeo dica seja uma espécie de cheat, me adianto em dizer que essa acusação é uma bobagem. Por mais que eu também considere muito mais interessante descobrir as coisas por minha própria conta na maioria dos jogos, nada mais chato do que desperdiçar um item, ou evoluir mal um personagem, para depois ter que começar do zero e fazer tudo denovo, corrigindo os erros. Utilizando o exemplo do jogo que será lançado amanhã dia 15/05/2012, Diablo III, é muito chato criar um char, escolher suas skills e depois ver que fez uma grande porcaria. Aí enquanto seus amigos já estão  no nível 20 você voltou ao zero, pois do jeito que estava seu personagem ele jamais seria pareo para desafios mais exigentes. Ou então em Skyrim, ninguém espera decorar aquele mapa inteiro, conhecendo todos seus detalhes minimamente. Vale muito mais a pena você pesquisar por um wiki que te auxilie na busca por algo específico, pois o jogo foi criado prevendo esse tipo de contribuição. Se para cada nova missão você ficar perdendo horas e horas a toa, em pouco tempo acabará por desisitir do jogo (sobretudo se não for muito persistente).

A cooperação no multiplayer de Diablo inspirou esse post

Se lembrarem de outros exemplos de cooperação no videogame, por favor não deixem de avisar. Agora é só esperar pelo tão aguardado lançamento de Diablo.

Até!

Anúncios

3 comentários sobre “Cooperando

  1. Ricardo

    meu caro amigo Gustavo ,, você esta me surpreendendo ,, com excelente matérias,, esta em que você fala do modo cooperação.. muito boa ,,, cara você me levou a minha infância relembrando Golden Axe,,depois chegou na parte do Perfect Dark,, mas você esqueceu do famoso Super Smash Bros…muito bom este ,, era uma cooperação diferente,,, era esperar um bater e depois vinha e matava os dois ,,, rsrsrs, mas enfim , e sempre bom jogar jogos cooperativos ,, quando podemos jogar um jogo e divertir se com alguns amigos,, muito boa matéria como ja falei ,, esta faltando aos novos projetos de jogos visar um pouco mais este antigo método de jogo ,,

    1. Gustavo de Paula

      Bem lembrado. Smash Bros era um jogo bem divertido de se jogar junto com um amigo. Era bem mais interessante bater no computador junto com alguém do que fazer isso sozinho, além de ser mais eficiente também. São esses detalhes que podem fazer a diferença num jogo. Em Perfect dark era bom demais ter um, dois ou três amigos no mesmo time lutando contra os personagens do cpu. Até hoje lembro do infame cenário em que tentávamos matar aqueles malditos etezinhos que atiravam com o tranquilizador!

  2. Pedro Oscar

    Jogo cooperativo, com lançamento de Diablo 3 daqui algumas horas?! Isso é mais que um convite kkkkkkkkkkkk
    Acho que o jogo cooperativo vem desde o Atari, infelizmente não recordarei o nome dos games, mas sei que tinha e dentro de suas limitações eram muito bons!
    Já nos outros outros consoles eu estive mais na família da Nintendo, com Snes, Game boy e N64. Mário em geral rulava com trabalho em equipe, só no mário kart que isso não funcionava, privilegiava d+ os últimos colocados e prejudicava os primeiros com o intuito de trazer igualdade na corrida kkkkkkkk. O Super Smash Bros citado pelo Ricardo é excelente, muito divertido e alta pancadaria. Mas e o cooperativismo mesmo em game solo, quantas e quantas vezes estávamos jogando Zelda enquanto um jogava o outro dava palpites dicas enquanto estudava para as provas do Ensino Médio =)
    Mas finalmente cheguei aos pc’s, lembra-se do Elifoot? Aquilo não era bem cooperativismo, mas era muito bom, apesar der ser um lixo kkkkk (Treinei um time distrital, alguém mais fez isso?). Ah, o bom e velho CS… Ensinávamos os Coreanos a jogar RPG para jogar mais tempo na Lan kkkk, alguns dias marcantes: quando fechamos um horário só de amigos/conhecidos e na Dust 2 15×15 matei 5 com uma única granada xD e no dia do campeonato, Aztec, nós decidimos ir pela ponte, enquanto os outros 3 do time optaram por outro caminho, tu mandou uma bomba de luz, eu uma granada, vc puxou a b43 (Colt) e eu a b22 (aquela 12 de repetição que nem lembro o nome) e matamos os 5 do time rival em alguns segundos! E depois na hora de trocar de time, o líder do outro time antes de trocar diz no headset: Vamos lá galera, essa é com o coração kkkkk.
    Estudo, trabalho, mudanças e estamos espalhados kkkk Mas com o Diablo 3 acredito que vamos nos reencontrar várias vezes! Abraços leke e parabéns pelo blog!

    Obs.: Meu Bárbaro só falta o nick, prepare sua Maga, e vamos convocar o resto do time!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s