Voando alto

Olá a todos, nesse domingo a noite em que escrevo. É raro eu escrever de domingo, mas nesse caso há um motivo especial: o gamecriticas atingiu a marca de mil visitas. Isso mesmo, ultrapassamos a marca das mil visitas. Não poderia deixar passar uma data tão importante e para registrar, nada mais justo do que um novo post e como o assunto são os altos voos que estamos buscando, julguei ser apropriado falar sobre um game que estou jogando no momento, Angry Birds.

 

Há aproximadamente uma semana eu atualizei meu celular nokia, que agora conta com sistema operacional Nokia Belle (antigo Symbian Belle) e junto com essa atualização veio Angry birds. Fiquei empolgado, pois este é um dos jogos de celular mais famoso de todos e que gerou um lucro imenso para a empresa Rovio, que fez o game. Logo pensei que deveria conferir mais de perto sobre esses pássaros raivosos e saber o porque de tanto sucesso, pois ficar vendo vídeos do jogo não é a mesma coisa do que jogá-lo, obviamente.

Logo de cara, ao abrir o jogo, surge a imagem que já tornou um clássico, com os passáros fazendo cara de poucos amigos e tocando uma música engraçada e adequada para o jogo, trazendo um tom descontraído ao jogador. Selecionado o primeiro estágio, um pequeno filme explica a razão dessa raiva toda dos pássaros: seus ovos foram roubados por porcos, então é hora de vingança!

Tela inicial do jogo Andry birds

Ao começar a jogar de verdade, vai ficando claro o porque do jogo ter feito tanto sucesso. Os pássaros são bem desenhados, mesclando uma sensação de simpatia, fofura e raiva ao mesmo tempo. Os efeitos sonoros também são de se destacar, com gritos bem engraçados dos pássaros ao se lançarem pra cima dos porcos.

A jogabilidade é de uma simplicidade marcante, típico dos jogos de celular. Porém, essa simplicidade não significa poucas possibilidades. São cinco tipos diferentes de pássaros, cada um contando com um “poder” diferente. O cenário também sempre varia, sendo que os porquinhos verdes estão cada vez protegidos por alguma coisa, de madeira a vidro à concreto, por exemplo. Cabe ao jogador calcular a tragetória dos pássaros e utilizar da melhor forma seus poderes, no intuito de destrutir todos seus inimigos.

Essa simplicidade é difícil de ser conseguida, pois o jogo requer uma tela touch e há apenas um comando possível, deslizar o dedo sobre a tela. O carisma dos personagens é impressionante, e logo me vi simpatizando com o time voador e em poucos dias já havia passado por diversos estágios. Não existe o acaso nesse mercado e não atoa Angry birds esse sucesso todo.

Abaixo, um vídeo que auxilia a conhecer a jogabilidade e a mecânica do jogo para aqueles que ainda não o conhecem

 

Muitos vão se perguntar o que esse jogo tem de tão especial. Eu diria que sua simplicidade e o carisma de seus personagens bem desenhados. Isso ajuda a entender porque as pelúcias desses pássaros são tão queridas mundo afora. Devo até admitir que considero a possibilidade de ter um para pendurar no carro…

Espero que possa conhecer esse jogo, pois ele é um bom exemplo de como da pra fazer coisa boa com ideias simples. E mais uma vez, obrigado a todos pelas mais de mil visitas. Agora é rumo as duas mil!

Até

Anúncios

Um comentário sobre “Voando alto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s