Tabela nutriconal

Em todo e qualquer jogo (ou ainda, todo e qualquer objeto de mídia) existe uma classificação etária. Tal jogo é indicado para todas as idades, outro é indicado para maiores de 12, enquanto alguns são apenas para adultos, isso apenas para simplificar. Em todos os casos, junto a essa classificação estão presentes os “porques” de tal valor, como por exemplo: violência, linguagem agressiva, nudez etc.
Normalmente isso serve para os pais na hora de comprar os jogos, pois teoricamente, isso serve como parâmetro do que estão entregando a seus filhos. Porém, no post de hoje eu discuto esse tipo de classificação e sua eficácia. Seria essa forma a mais interessante de apresentar o conteúdo presente no jogo (ou filme, livro etc)?

Tabela da classificação indicativa

Tomando café da manhã, comendo meu saboroso cereal matinal, peguei a caixa e dei uma olhada na tabela nutricional do produto. Estavam lá várias vitaminas, carboidratos e gorduras (na verdade a gordura vinha do leite). Como todos sabemos, a ingestão de gordura, sobretudo a gordura trans, não é nada boa para nossa saúde. Ainda assim, isso não anula a presença das vitaminas no mesmo cereal.

O que quero dizer com isso é que, mesmo com conteúdo violento e/ou linguagem agressiva um jogo pode apresentar enredos e histórias belíssimas. Vamos aos nossos costumeiros exemplos.

Começando por um filme, um dos meus favoritos por sinal, Clube da luta. Lá estão presentes palavrões, agressões físicas, nudez, sexo e provavelmente mais alguma coisa que estou esquecendo. Tudo isso em grandes quantidades, vale mencionar. Por outro lado, também estão presentes uma visão crítica da sociedade de consumo, críticas políticas, um enredo elaborado, discussões filosóficas e outras mais. Ora, cabe ao pai ou responsável balancear se isso vale a pena ou não e também discutir sobre a questão da nudez e da violência naquele contexto. Nós sabemos que em determinados filmes, jogos e até mesmo programas de televisão a nudez surge de forma gratuita e simplista, normalmente explorando a sexualidade feminina, mas seria somente isso em todos os casos? Em “O clube da luta” como se dão essas questões?

recomendo muito que assista o Clube da luta

Voltando aos jogos, um exemplo recente e fácil de apresentar é Heavy Rain. Violência psicológica intensa, tortura, morte, agressão física, tudo isso num pacote bem amarrado para o jogador. Mas esse clima violento está lá para aprofundar uma história incrivelmente envolvente, com personagens profundos e cheios de personalidade. Será que, principalmente junto com seus pais, não valeria a pena um adolescente jogar esse jogo? Uma pessoa desavizada poderia pegar o encarte do jogo, ler esses avisos e simplesmente imaginar que trata-se de mais um jogo bobo de violência gratuita.

Heavy rain e sua indicação de 18 anos

Não quero dizer aqui que podemos relativizar toda e qualquer violência ou conteúdo inadequado presentes nos jogos, mas talvez fosse mais interessante uma melhor apresentação dos conteúdos dos jogos em suas classificações, não apenas atribuindo um número final, indicando o jogo para a família toda ou apenas para adultos. Se fosse assim, tudo aquilo que contivesse gordura trans, conservantes, corantes etc deveria vir mostranso apenas isso em suas embalagens, ignorando as vitaminas e todo restante da tabela nutricional.

Por isso, mais importante do que apenas ler esses avisos ou assitir matérias histéricas na televisão a respeito dos jogos, é importante ler na mídia especializada sobre o conteúdo dos jogos, para aí sim decidir se vale a pena ou não tê-lo em casa.  Espero também que tudo isso seja levado em conta antes de apenas atribuirem um número ao jogo, indicando quem deveria jogá-lo.

Finalizando, curta o trailer de Heavy rain, jogo que jpa foi recomendado por aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s