Proposta de atividade

Hoje apresento uma atividade realizada por mim, durante um dia de trabalho. Pretendo dividir esse post em dois, para não ficar muito grande, sendo a primeira metade hoje e a segunda amanhã, portanto não se assustem caso o texto pareça interrompido no meio, pois ele acabou ficando extenso e colocar tudo de uma vez seria exagerado. Espero que esse relato de experiência inspire professores e educadores a pensarem formas diferentes de atuar junto a seus alunos.

São vários os tipos de atividades possíveis de serem realizadas com crianças e jovens utilizando os jogos de videogame, porém apresentarei aqui uma forma de atuação da qual possuo conhecimento de causa, por já tê-la trabalhado junto às crianças do curumim do SESC São Carlos. Trata-se ainda de um formato simples, mas de grande potencial para ser expandido, sobretudo se em conjunto com outras atividades.

Primeiramente, não existe urgente necessidade de que cada criança/jovem possua ou sente-se a frente de um computador ou videogame. Em nosso caso, conectamos o computador do professor a uma televisão de 42 polegadas, o que permitia que todos observassem o que ocorria na tela enquanto não chegava sua vez de jogar.

Na atividade realizada, foram utilizados dois jogos, um extremamente popular e comercial, figurando entre os jogos mais vendidos da história e outro tido como um jogo “sério”, com proposta mais crítica e conhecido por ser um News game (jogo baseado em notícia real).

Os jogadores não foram avisados previamente quais jogos jogariam e nem como seria a discussão posterior. Apenas lhes foi pedido para que prestassem bastante atenção a tudo que ocorria na tela, mesmo quando não estavam jogando. Como havia aproximadamente 20 crianças na sala, foi feio um sistema de rodízio, em que cada jogador pôde experimentar pelo menos alguns minutos de cada jogo.

Criançada de olho na tela

 

O jogo popular era Call of Duty 4: Modern Warfare (COD 4), jogo em primeira pessoa (o jogador vê o mundo através dos olhos do personagem) baseado em guerras modernas, mais especificamente nos conflitos entre os EUA e países do oriente médio. O jogo “sério” era 12 de Setembro, que ao contrário do primeiro, apresenta uma visão bastante crítica sobre a guerra contra o terror, com um discurso bastante claro, enfatizando que violência gera ainda mais violência.

Foi marcante o respeito que os jogadores observadores apresentaram por aqueles que estavam à frente dos comandos. Não apenas esperaram sua vez de jogar como tentavam ajudar aquele que controlava o que acontecia na tela, dando dicas, alertando para os perigos e tentando descobrir os objetivos da missão. O envolvimento foi bastante significativo, não havendo qualquer problema de organização.

Abaixo, imagem comparativa da missão principal utilizada em COD 4 e de 12 de Setembro.

Tela comparativa entre CoD na missão Death from above e 12 de Setembro

 

Ambos os jogos, como qualquer texto, estão relacionados a ideologias particulares e a intenção principal nessa atividade era alertar para os diferentes discursos presentes nos jogos, mesmo eles tratando da mesma temática. Após todos terem jogado pelo menos uma vez e as crianças terem tentado compreender o significado de cada jogo, a jogatina foi interrompida e começamos a discussão.

Além de várias fotos da atividade, toda discussão foi gravada por mim, mas o vídeo ficou longo, com pouco mais de 15 minutos, o que complica para fazer o upload. Porém, muito mais complexo do que isso é o fato da atividade ter sido feita com crianças e não é assim tão simples divulgar suas imagens sem prévia autorização, portanto esse vídeo ficará somente comigo, pelo menos por enquanto. A foto que aparece nessa postagem somente foi inserida por não conter o rosto de nenhum dos participantes e ainda assim tenho dúvidas se a deixarei no ar.

A segunda parte da atividade será postada amanhã, com uma descrição breve dos jogos e as impressões das crianças, bem como o debate realizado.

Até!

Anúncios

2 comentários sobre “Proposta de atividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s