Dark Souls ou Skyrim?

Após ter escrito sobre Dark souls, apresento esse post fazendo uma comparação entre este jogo e Skyrim, do qual também já falei por aqui. Por que faço isso? Pelo simples motivo que já fui questionado algumas vezes sobre qual dos dois tem minha prefência e os motivos para tal.

Relembrando: ambos são jogos de RPG/aventura/ação lançados em 2011, aproximadamente na mesma época. Skyrim ganhou inúmeros prêmios, incluindo aí o de jogo do ano. Já dark souls fez mais sucesso com um público mais “fechado” talvez possamos dizer, sendo bem avaliado e criticado no meio especializado.

Se por um lado DS ganhou fãs fervorosos ao redor do mundo, contando inclusive com abaixo assinado para que o jogo fosse lançado para pc (incialmente ele era apenas para Ps3 e 360), por outro Skyrim vendeu muito e se tornou a menina dos olhos de muitos jogadores de RPG. Como há muito tempo não ocorria, começaram a surgir pequenos debates de qual jogo seria melhor etc e como qualquer crítico que se preze eu não poderia deixar isso passr batido. Então vamos ao que interessa.

Incialmente vale dizer que comparar um jogo com o outro, pura e simplesmente, não adianta muita coisa. As propostas de cada um são divergentes em vários aspectos o que não faz deles jogos concorrentes, sob esse ponto de vista. A comparação consiste mais no âmbito teórico dos jogos, em que podemos analisar as escolhas que cada um optaram.

Tanto um jogo, quanto o outro são belíssimos, com gráficos bem feitos e muito detalhados. A ambientação de Skyrim é fantástica e faz com que o jogador se sinta como parte do mundo em que se encontra, com direito a bares, fortes, brigas, guardas, ladrões etc. Tudo é muito vivo, colorido e barulhento (no bom sentido) e a sensação de estar num povoado medieval é marcante. Em DS o ambiente é igualmente bem feito, mas com focando mais na solidão, tristeza e abandono. A sensação é de estar vagando por um mundo hostil (e bota hostil nisso), que é belo, mas mortífero ao mesmo tempo. Aqui, tudo parece morto, um lugar que um dia já foi de grandes conquistas, mas que atualmente é povoado por monstros e bestas. Os criadores do jogo conseguiram de maneira marcante criar um lugar com uma estética simplesmente maravilhosa, com cenários e inimigos que variam muito e com uma riqueza de detalhes incrível. Nesse aspecto, os dois jogos são ótimos, porém cada um a sua maneira e cabe a cada jogador escolher sua preferência.

Skyrim é um jogo que pode ser visto tanto em primeira, quanto em terceira pessoa e dark souls é visto somente em terceira pessoa. Na minha opinião a experiência de jogar skyrim em terceira pessoa era péssima, perdendo muito em relação a primeira pessoa. Pelo menos no Ps3, plataforma em que joguei, isso não parece ter sido bem acabado pelos produtores. Além disso, o controle de câmera e o fato de marcar o inimigo contam a favor de Dark souls. Mais uma vez, cabe ao jogador escolher sua preferência, apesar de nesse caso eu preferir Dark souls.

No quesito enredo/história Skyrim tem uma proposta muito mais ousada, sendo imenso e contando com inúmeras missões paralelas, enquanto Dark Souls trata de uma história épica, mas sem grandes reviravoltas ou opções de escolha, apesar de ser interessante e contada através de detalhes muito sutís. Nesse aspecto, tudo  tenderia a favor de Skyrim, que realmente conta com missões paralelas interessantíssimas, mas que por sua grandiosidade acaba por cair numa certa mesmisse em alguns momentos. É bastante irritante ficar selecionando “fast travel” a todo momento, vendo a tela de loading  e cumprindo missões não muito carismáticas. Contudo, o esforço de criar um mundo aberto a ser explorado sempre sofrerá com isso e a iniciativa (e o resultado) de Skyrim são muito bons no geral. Mesmo com momentos enfadonhos, a amplitude pesa a favor de skyrim, apesar do enredo de Dark souls ser cativante e envolvente, pois a cada cenário novo descoberto o jogador se deleita com imagens impressionantes e um novo tipo de inimigo e estratégia. Parece absurdo dizer, mas durante as primeiras 50h de jogo, skyrim se mostra mais interessante (talvez menos ou mais para alguns), mas depois desse tempo Dark souls ganha de lavada. Para aqueles que tem paciência de jogar dark souls por tanto tempo, vale conferir para me contra argumentar depois.

A dificuldade dos jogos não pode sequer ser comparada, pois Dark Souls é um jogo dificílimo, como há muito eu não via. Isso não é demérito para skyrim, apesar de em alguns momentos considerá-lo fácil demais, mas trata-se de uma opção dos criadores, pois dessa forma o jogador consegue vivenciar mais o mundo apresentado, passando pelas várias missões. São focos diferentes, eu apenas gostaria que skyrim apresentasse algumas missões realmente complicadas, algo que ao meu ver não existe, porém mesmo sendo mais difícieis, jamais chegariam aos pés de Dark souls, que beira o sadismo.

Na minha opinião o aspecto que mais diferencia os dois jogos são os inimigos e a variedade de batalhas. Afora alguns zumbis/esqueletos os monstros não se repetem em Dark Souls. Em cada cenário descoberto os desafios são diferentes e com aparências variadas. Isso faz o jogo se renovar várias vezes dentro dele mesmo. Em skyrim eu cansei, literalmente, de enfrentar inimigos dwemer, matar lobos, esqueletos fracotes, falmer e até mesmo dragões. A cada aprendiz de necromante que eu enfrentava, ou bandit perdido pelo mapa eu me questionava o porque disso! Sem contar na péssima inteligência artificial, que faz com que um inimigo tome uma flechada na cabeça e ainda diga que “deve estar ouvindo coisas”, para logo em seguida ficar novamente de costas, desprotegido, apenas esperando para que o jogador acabe com ele. Simplesmente decepcionante.

Como deu pra perceber, são jogos bastante distintos e fãs de jogos deveriam jogar ambos. Como gosto de desafios, minha preferência por dark souls acaba por prevalecer, apesar de eu considerar muito os méritos de Skyrim. Não vou cair na armadilha de recomendar apenas um deles, mas também não vou ficar em cima do muro, defendendo os dois lados. A dificuldade e a estética de Dark souls me cativaram, além do jogo contar com um multiplayer muito interessante, que faz seu interesse pelo jogo durar mais tempo. Skyrim foi bastante ambicioso e acertou em vários aspectos, mas pecou em muitos outros, que acabaram por me decepcionar um pouco.

Jogue, evolua e diga qual sua preferência. Que a disputa pela preferência dos jogadores seja sempre assim, com jogos bons e não nivelados “por baixo”.

Até!

OBS: Hoje o marcador de visitas ultrapassou 4000. É o gamecriticas crescendo com seu apoio. Mais uma vez muito obrigado!

ultrapassando 400 acessos
21 comentários sobre “Dark Souls ou Skyrim?

  1. Pra mim não foram nem 24 horas, cada necromante aprendiz e lobo que eu matava com um suspiro era uma hora a menos.
    O legal é que as vezes a flecha, por algum bug do jogo, ficava presa na cabeça do cidadão, e ele achava que tava ouvindo coisas haha.

    Bom texto.

  2. Lucas Rosa

    Boa comparação. Um detalhe importante: os dois jogos tem o mesmo motor gráfico o que potencialmente os colocam em pé de igualdade nas comparações e torna a coisa ainda mais complexa. Acho que tecnicamente, os dois são bem parecidos, mas de longe, lonnnnge, Dark Souls foi muito mais testado e o pessoal se esmerou em apresentar uma história mais cativante e “única” (será mesmo? e as histórias paralelas dos itens e alguns NPC’s?) porém, mais cativante. Valeu pelo texto! Mais uma vez muito bom!!!

    1. Gustavo de Paula

      Sim sim, possuem o mesmo motor gráfico, o que deixa ainda mais claro o quanto as decisões dos criadores do jogo fazem a diferença. Além disso, fica nítida influência da estética oriental em Dark souls

  3. realmente e bastante tedioso matar os mesmo inimigos, mas skyrim (no caso do pc) possui mods que almentam a dificuldade deixando ainda mais a batalha emocionante, é claro a varios outros que realmente renova a esperiencia do jogados, por tanto não reclamo da intelijencia artificial de skyrim, em varios games distintos vejo inimigos que so bate, bate e bate, por fim morrem, a variadas situações em skyrim que o inimigo toma poções, ou dão simplismente no pé(até mesmo os dragões) todos se alimentam, dormem , trabalham, se não estiverem com fome(no caso os animais) não iram nos atacar. realmente joguei mais de 100 horas dark souls e adorei tudo o que possui no game. mas no caso de um inimigo levar uma fechada e não saberr de onde ela veio e simples explicar, skil que faforeve este efeito, se voce for mago ou guerreiro que não possui perks na skil furtividade, faça isto sem ser detectado a 5 metros =) acredito que varios asuntos que devem deixar varias pessoas inrritadas com skyrim tem apenas uma explicação. o jogo é grandioso de mais e uma coisa muito grande pesa na balança, um mapa tão grande com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e bastante dificil de não dar leg, mamutes voando? kk quem ja viu?. minha opinião final. os dois games devem ser jogados e adorados por todos os gamers

    1. Gabriel

      Realmente, os dois games são fantásticos e recomendo os dois Mas DS me conquistou um pouquinho mais… Enquanto após muito tempo, EU enjoei de Skyrim.
      Só tem uma coisa que nunca vai me enjoar em Skyrim: os bugs… Sempre vai haver algo novo kkkkkkk

  4. J0n45

    Skyrin é monótono e repetitivo, as quests são muito fáceis e o jogo me parece não apresentar um sentido definido, afinal, o mundo está sendo atacado por dragões e apenas uma cidade foi destruida (e no começo do jogo). Acho que o cenário foi subutilizado. Joguei mais de 150 hrs, fiz muitas quests e acabei de terminar a main quest, sem emoção alguma.

    Dark Souls eu joguei pouco, agora vou me instigar mais e ver o que rola.

    1. killertree

      Sabe na minha opinião eu prefiro jogo de mundo mais amplo e que tenha uma aleatoriedade ñ simplesmente ir no local e matar o boss, poriço eu prefiro a serie dos the elder scrolls

  5. Vladimir

    Foi a análise mais imparcial que li a respeito dessa comparação. Eu amo Dark Souls e estou interessado em Skyrim até sair o Dark Souls 2. Vou comprar e jogar, aproveitar o melhor dos dois mundos é sempre mais lucrativo.

  6. Eu nao consegui gostar de Elders Scrolls. Tentei mais de uma vez jogar Oblivion e o jeitao de RPG em primeira pessoa nao me cativou, O combate corpo a corpo (melee) é bottom Smashing e tals. Tentei de novo com Skyrim, nao passei de 30 minutos.

    Dai tentei Dark souls uma vez e, depois de morrer umas 5 vezes – NO TUTORIAL – coloquei de lado e fui jogar Arkham City de novo.

    Mas algo em Dark souls ficava me desafiando a voltar. Aquela dificuldade era algo que eu nao via desde os tempos do 16 bits.

    Resolvi honrar minhas calcas e voltei.com ares de “vou dar mais uma chance”. Fui fisgado de vez.

    Hoje ja somo mais de 150 horas de jogo. ja zerei 2 vezes, estou no 5o boneco, so agora me aventurei a usar os tipos mais elaborados de magica. Instalei o DLC, que inclui umas 20 horas de jogo. estou me aprofundando em side quests misteriosas e imprevisiveis, em que vc nao sabe, sem ajuda, onde o proximo passo dela vai acontecer.

    Participo do subreddit do jogo, que é bem ativo, Colaboro com o Wiki. interajo online (co-op e PVP)

    É um dos jogos mais cativantes e instigantes que ja vi / joguei. é uma proposta diferente do que ja vi. Nao temos NPC´s verborragicos, tomos enormes e abundantes, uma historia sendo jogada na sua cara pra voce digerir.

    Aqui tudo acontece ao contrario. as parcas informações que obtemos estão nas descrições, cripticas, muitas vezes, de itens e tecnicas, nas falas breves dos NPc´s e nas mensagens, as vezes propositadamente enganosas, que outros jogadores podem postar.

    Ja estou separando meus reais pra março de 2014, data anunciada essa semana para Dark souls II (ou DaS II).

    Se voce acha que os jogos de hoje te carregam pela mao ate o final, com save points constantes, IA ridicula e caminhos pre determinados, ou quests obvias (busque item, leve para fulano, volte), entao DaS é para voce

    1. Gustavo de Paula

      A expectativa está imensa para março de 2014. Será que por já conhecermos o estilo cruel de Dark Souls nós não morreremos mais tanto assim? Hehe, vamos ver como será!

Deixe um comentário

