Os melhores de 2012

VGA 2012, a premiação dos games
VGA 2012, a premiação dos games

Aconteceu semana passada o VGA 2012, a premiação para os melhores jogos do ano em várias categorias. Nesse ano o evento teve a apresentação de Samuel L. Jackson e mais uma vez foi transmitido ao vivo. Mas vamos analisar rapidamente as principais categorias e seus vencedores. A lista completa você pode encontrar no omelete.

Melhor game para PCs

Diablo III
Guild Wars 2
Torchlight II
XCOM: Enemy Unknown

Como já falei várias vezes, a vida de crítico brasileiro é bem complicada, pois eu simplesmente não consegui comprar nenhum desses jogos, então vi vídeos e li um pouco a respeito de cada um. Não vou entrar no mérito do merecimento do prêmio para o XCOM, mas com certeza foi um golpe duro para o pessoal da Blizzard, que parece ter dado uns passos para trás nesse ano. Diablo III sequer ganhou o prêmio de melhor RPG do ano, que ficou com Mass Effect 3 (aparentemente justo).

Melhor jogo de Xbox 360

Assassin’s Creed III
Borderlands 2
Dishonored
Halo 4

Não tenho Xbox e não joguei nenhum desses também, mas ao que parece todos concordaram com a premiação de Halo 4, mesmo porque eles costumam dar esse prêmio para os jogos exclusivos. Infelizmente não tenho muito mais a dizer.

O vencedor de melhor jogo para Xbox 360 em 2012
O vencedor de melhor jogo para Xbox 360 em 2012

Melhor game para Wii / Wii U

New Super Mario Bros. U 
The Last Story
Xenoblade Chronicles
ZombiU

Outro prêmio “óbvio”, pois os jogos do Mario sempre são “queridinhos” e nesse caso não seria diferente. O pouco que joguei desse New super mario realmente foi muito divertido e mais uma vez o prêmio foi dado a um jogo exclusivo.

Melhor jogo de PS3

Assassin’s Creed III
Borderlands 2
Dishonored
Journey

Aqui a coisa é mais interessante, pois o prêmio foi dado a um jogo Indie e de um pequeno estúdio. Journey desbancou Assassin’s Creed (que vem sendo cada vez mais criticado negativamente), Borderlands e Dishonored. Jogarei esse jogo no ano que vem e poderei falar com mais conhecimento sobre ele, mas devo admitir que foi uma excelente surpresa, estou muito curioso para conhece-lo melhor. Parece ser uma evolução da academia, premiar um jogo mais cult e artístico e não apenas os arrasa quarteirões de sempre. Torço para que seja uma tendência.

O misterioso Journey venceu como melhor jogo de ps3 em 2012
O misterioso Journey venceu como melhor jogo de ps3 em 2012

Jogo do ano

Assassin’s Creed III
Dishonored
Journey
Mass Effect 3
The Walking Dead: The Game

Outras ótimas surpresas. Primeiro o fato de journey ter concorrido e segundo o fato de um jogo baseado num programa de tv ter vencido o prêmio de jogo do ano. Isso mostra que é possível fazer adaptações midiaticas de qualidade e que o fato de parte da história ser contada e aprofundada na televisão não faz o jogo perder seu valor. Não tive a oportunidade de jogar Walking Dead e não descarto a possibilidade de um mega jabá para promover a série, mas deixo para os leitores me auxiliarem nessa questão.

Jogo da década

The Legend of Zelda: The Wind Waker
Half-Life 2 
World of Warcraft
Shadow of the Colossus
Wii Sports
BioShock
Portal
Mass Effect 2
Red Dead Redemption
Batman: Arkham City

Essa sim foi uma categoria interessante, além de ser nova no evento. Os jogos indicados eram todos muito bons, realmente fora da média e marcantes. Muita gente reclamou que jogo A ou jogo B deveriam estar inclusos aí, mas no geral vejo como uma boa lista e na minha opinião o prêmio foi mais do que justo. Half Life 2 é um jogo fantástico, que surpreende até hoje. Jogabilidade excelente, que ditou novas regras, enredo envolvente, gráficos belíssimos e a inesquecível Gravity gun.  Além disso, de certo modo o prêmio também acaba esbarrando em portal, pois ambos fazem parte do mesmo universo da aperture sciente etc. Inclusive, vale ressaltar que dois jogos presentes na Orange box foram indicados a jogo da década, Half Life 2 e Portal.

O eterno Half life 2 levou o prêmio de jogo da década
O eterno Half life 2 levou o prêmio de jogo da década

Parece que valorizaram aspectos mais artísticos dos jogos e torço para que isso continue. No fundo os jogadores ficaram com a sensação de um ano fraco, sem jogos muito marcantes (exceção de Journey), culminando numa premiação não muito atraente. Porém, ao que tudo indica o ano que vem será intenso, preparem os bolsos e os corações para jogos importantes, mas escreverei mais sobre isso num post ainda esse ano.

Até mais,

Gustavo Nogueira de Paula

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s