2013 previsões

Passada a ceia de natal e o pequeno recesso forçado que tive, venho para o último post de 2012. Aproveitando a onda que se espalha em todas as esferas, vou apresentar as minhas previsões para 2013 no mundo dos games. Mais do que qualquer coisa séria ou científica esse é um momento de descontração de dar palpites, arriscar sobre o que vai acontecer no ano que chega. Todas as opiniões são baseadas em vídeos, experiência própria, mercado etc.

Ao que tudo indica 2013 será um ano movimentado, contrário do que foi 2012 um ano atipicamente frio no que se refere a games e seus arredores. As promessas de grandes lançamentos tem mexido com a cabeça das pessoas, que aguardam ansiosas para ver o resultado das continuações de franquias consagradas a darem as caras novamente no ano que vem. Vamos a algumas delas:

1 – GTA V

GTA V promete muito
GTA V promete muito

Já cravo aqui: GTA V será considerado o jogo do ano em 2013. Obviamente eu posso me enganar, mas duvido bastante. GTA é um jogo popular entre jogadores e críticos, o último da série foi extremamente elogiado e ao que tudo indica o pessoal da Rockstar não perdeu o jeito de fazer jogos. Sem contar que Red Dead redemption também faturou prêmios no ano de seu lançamento, ou seja, esse é o candidato mais forte para o ano que vem. Se você quer apostar com algum amigo seu, vá de GTA, pois seria o mais seguro palpite.

2 – Tomb Raider

Lara Croft estará de volta em mais um Tomb Raider
Lara Croft estará de volta em mais um Tomb Raider

Aqui já me preparo para receber minhas maiores críticas. Tomb Raider parece ser um jogo belíssimo, gráficos excelentes que dão muita vida a musa Lara croft. Musa que aliás nunca foi tão “humana” pois parece que os produtores do jogo eram sádicos que queriam ver a garota sofrer, pois nos trailers da pra ve-la sangrando, suja, cansada e berrando de dor. Isso tudo é bem interessante e faz com que nos aproximemos da protagonista. Porém, no pouco que vi do gameplay, parece que Uncharted deixou um legado “maldito”. Drake roubou o lugar no coração de muitos fãs dos jogos de ação, que antes pertencia a Lara Croft e para reaver esse posto eu percebi significativas semelhanças com a jogabilidade de Uncharted. Espero muito estar enganado e que a história do jogo me convença do contrário, pois tenho bastante receio de que a sombra de Drake tenha afetado a bela Lara e seu mais novo jogo.

3 – Last of Us

Last of us chegará exclusivo para Ps3
Last of us chegará exclusivo para Ps3

Mais um apocalipse zumbi, esse aos moldes de “Eu sou a lenda”. Dos mesmos produtores de Uncharted, Last of Us é outo jogo que chega com gráficos muito bem trabalhados e um enredo que, a princípio, já é conhecido por todo gamer. As semelhanças com Uncharted são óbvias e isso também me preocupa em certos aspectos, mas os personagens do jogo parecem ter grande carisma e personalidade. Estou bastante curioso com esse jogo e acredito que levará a estatueta de melhor jogo de Ps3 em 2013. Particularmente eu quero muito poder jogá-lo, pois esse será um apocalipse zumbi diferente de Left 4 dead ou resident evil. Só espero que não façam um jogo parecido demais com Uncharted e que explorem bem esse enredo tão “clássico”.

4 – Bioshock Infinite

Saindo das aguas de rapture e voando para Columbnie, a nova cidade utopia de Bioshock
Saindo das aguas de rapture e voando para Columbine, a nova cidade utopia de Bioshock

Bioshock infinte vem enfrentando problemas em sua produção, com trocas de pessoas importantes no time desenvolvedor. O jogo já foi adiado duas vezes e ao que parece existem várias discussões internas sendo realizadas a respeito da  sua jogabilidade. Mas anotem, esse jogo vai ser grandioso. Ao que tudo indica os produtores querem inovar alguma coisa na jogabilidade de um estilo que quase não muda, os FPS. A história de Infinite me atraiu logo de início e essa imagem acima resume bem isso. O tom político e maduro presente nos dois primeiros jogos da série parece ser ainda mais forte agora. “Correndo por fora” Bioshock infinite vai surpreender positivamente muitos jogadores despreparados. Anotem e me cobrem depois, esse será um jogo incrível.

E são vários outros jogos a serem lançados também em 2013. Não comentarei todos, pelo menos não agora, mas farei uma menção aqui. Não quero dizer que esses dos quais eu não comentei tenham menor importância, pois não é isso. Acontece que dei destaque aqueles que considerei os que tenho mais propriedade para falar e curiosidade para conhecer. Além disso esse post teria quilométrico se fosse falar de todos os bons lançamentos do ano que vem. São eles:

Devil may Cry; Dead Space 3; Crysis 3; God of War Ascension; Starcraft II Heart of the swarm; Metal Gear risgin: revengeance; Castlevania lord of shadows 2; Beyond two souls. Esqueci de algum?

E aí, já preparou os bolsos? A lista de jogos interessantes é grande e é bom se preparar. Eu já prevejo uma calamidade financeira, mas já adianto que minhas análises sempre sofrerão um delay, pois é bem pouco provável de eu conseguir jogar esses jogos logo em seguida de seus lançamentos. É uma pena, mas todos sabemos como os jogos são caros no Brasil e não é toda hora que conseguimos traze-los de fora.

Ainda nesse último post de 2012 eu gostaria imensamente de agradecer a colaboração de todos. Já ultrapassamos por muito a marca das 8 mil visitas e o gamecriticas não para de crescer. Para o ano que vem o blog deve passar por uma repaginada, impulsionado pelas visitas e pelos comentários que recebo. Também prometo as análises dos seguintes jogos: Journey, Batman Arkhan city, Deus Ex human revolution, Uncharted 3, Shadow of colossus e ICO, pois terei acesso a eles em breve.

Muito obrigado a todos e que em 2013 possamos jogar ainda mais!

Até,

Gustavo Nogueira de Paula

Anúncios

2 comentários sobre “2013 previsões

    1. Gustavo de Paula

      Valeu Kauê. Ano que vem promete ser daqueles anos históricos para os games, pois muitos desses lançamentos aí entrarão para o hall dos clássicos, pode apostar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s