Multiplayer no Brasil, a arte de passar raiva

Não faz muito tempo que escrevi sobre alguns problemas sofridos pelos e por causa dos jogadores brasileiros quando em servidores para jogos multiplayer. Na ocasião comentei sobre uma matéria veiculada no UOL, que apresentava de alguns comportamentos típicos de jogadores que mais causam caos e destruição do que se divertem e/ou promovem a diversão.

Pois bem, resolvi então recontar um fato ocorrido enquanto jogava em um servidor brasileiro de Team Fortress 2, um dos meus jogos favoritos.

Para quem não conhece, Team Fortress 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa que traz 9 classes diferentes para escolha do jogador, sendo elas Scout, Soldier, Pyro, Demoman, Heavy, Engenheiro, Médico, Sniper e Spy. Elas são completamente diferentes entre si e é necessário um bom equilíbrio entre elas para que uma equipe saia vitoriosa. Do contrário de outros jogos multiplayer de tiro em primeira pessoa, Team Fortress é muito colaborativo, ou seja, não basta que você queira matar o time adversário inteiro sozinho, pois além de muito complicado isso pode não ajudar o seu próprio time, que as vezes necessita de outra estratégia para a vitória.

Minha classe favorita é o Pyro, um maluco com um lança chamas, muito bem representado nesse vídeo.

Como de costume, entrei tranquilo para jogar um pouco, mas tranquilo é tudo que não fiquei enquanto jogava. Primeiro foram vários indivíduos fazendo barulho no microfone, seja colocando algum funk para tocar ou apenas gritando e/ou falando palavrões.

Se isso já não fosse chato o suficiente, deram início ao comportamento mais detestável em jogos online: começaram a chamar uns aos outros de noob, inclusive eu. O pior de tudo é como isso ocorreu.

Não sou um jogador ruim de Team Fortress2, pelo contrário, até me considero bom, sobretudo quando jogo de Pyro. Naquele dia em específico eu era um dos melhores do servidor, até que um jogador, do alto de sua soberba disse “tem três noobs aqui roubando o lugar de gente que sabe jogar”. Não resisti e disse que aquilo era democrático, que todos tinham direito de jogar. O arrependimento veio poucos segundos depois… uma chuva de comentários nada elogios em direção a minha pessoa, inclusive sendo chamado de noob e por aí vai.

Dali em diante tudo mudou, perdi a noção de coletividade e fiquei na caça dos que me irritaram, um comportamento bem bobo diga-se de passagem. Mas não adiantou, os xingamentos continuaram até que finalmente desisti de jogar naquele servidor e fui procurar por outro. O mais triste é saber, por conhecimento próprio, que isso ocorre todos os dias.

É incrível a falta de educação e de respeito de vários jogadores, que se julgam melhores, mais espertos, inteligentes etc. Os palavrões são constantes e o individualismo impera, beirando o insuportável em alguns casos. Chega a ser desanimador e lamento muito, pois gosto bastante de jogar TF2 e as vezes o prazer é substituído por raiva ou algo semelhante.

Sei que isso não ocorre somente em TF2, pelo contrário, são vários os jogos em que isso acontece. A minha principal questão é: Pra que? Pra que uma pessoa se dá ao trabalho de entrar em um servidor para atrapalhar a diversão alheia?

O que me deixou esperançoso no caso narrado acima foi que os jogadores iniciantes todos me agradeceram por tê-los defendido e começaram a pedir dicas para jogar, o que fiz numa boa e isso contagiou outros jogadores que também começaram a orientar os mais novos no jogo.

Os simpáticos personagens de Team Fortress 2
Os simpáticos personagens de Team Fortress 2

A cada dia de jogo uma nova aventura, nunca sei se meus adversários irão disparar tiros e mísseis ou se vão disparar comentários deseducados e preconceituosos. Em ambos os casos é melhor estar bem preparado.

Gustavo Nogueira de Paula

4 comentários sobre “Multiplayer no Brasil, a arte de passar raiva

Deixe um comentário

