Mesa redonda Game debate

Início de ano, começo dos torneios de futebol no Brasil. Os programas esportivos voltam todas suas atenções para o esporte mais popular de todos, se é que em algum momento deixaram de falar só dele. No seu rastro vêm também as discussões no trabalho, entre amigos, no bar e em qualquer outro lugar em que exista duas ou mais pessoas fãs de futebol. Para coroar tudo isso, as famigeradas mesas redonda na televisão voltam a ter assunto para dar e vender, literalmente. Sejam boas, sejam ruins, isso não importa, mas em tom de brincadeira (ou não), sugiro a criação de mais uma mesa redonda, a do “Game Debate”.

Cartão-Verde_Vitor-Birner_Sócrates_Xico-Sá-e-Vladir-Lemos_Foto_Jair-Bertolucci-3
Existe exemplo de debate inteligente em “mesas redondas” na TV

 

Já não é tão incomum assim encontrar esse tipo de debate entre amigos também. Perguntas como “Fifa ou PES?” e “CoD ou Battlefield?” são quase tão banais como “quem é melhor, Maradona ou Pelé?”. Nada muito justo então do que sistematizar isso e transformar numa verdadeira mesa redonda, mas levada a sério, sem fanatismos, bairrismos e outros “ismos” que avacalham qualquer discussão.

O cenário não precisa de uma mesa redonda, mas apenas de uma bancada. Talvez  nem isso, pois creio que uma vídeo conferência, conversa no skype etc já seriam suficientes. Reúnem-se os lançamentos daquele mês, testamo-nos e pronto, começa o debate sem fim. Design, história, narrativa, enredo, jogabilidade, estética, tempo, trilha sonora, efeitos, edição, preço, multiplayer, referências e todo e qualquer tipo de tema que possa vir a interessar no momento da conversa. Observando a gama variada de possibilidades o programa precisaria ser quinzenal, ou até mesmo semanal, mesmo porque não seriam abordados apenas os lançamentos, pois isso seria injusto com os grandes jogos do passado.

Imagine uma sessão “por onde anda” ou “quem fim levou” dos personagens de antigamente, comparando com seus anos de lançamento e/ou de auge, com seus games atuais. Aqueles que já se aposentaram, aqueles que participam de jogos com menos prestígio, ou até mesmo aqueles que mudaram tanto que já não são nem sombra daquilo que eram no início de suas carreiras.

Entrevistas, transmissões ao vivo, debates sobre a premiação dos melhores, estúdio revelação do ano, torneios amadores, decepção do ano, melhor e pior contratação, equipe mais cara. Assunto não falta! Se considerarmos os boatos, factóides inventados, escândalos etc as coisas poderiam ficar ainda mais quentes.

Início de carreira e evolução
Início de carreira e evolução

Realmente o mundo do futebol, por bem ou por mal, acaba adentrando a vida das pessoas, muito mais até do que elas imaginam. Nesse caso, serviu de inspiração para a ideia da criação dessa mesa  redonda de debate. Pode parecer brincadeira, mas não deixa de ser um plano de executar algo semelhante ainda nesse, apesar de obviamente não possuir o tom grotesco das mesas redondas da TV ou simplesmente das conversas de boteco. Que tal convidar professores e/ou especialistas em determinadas áreas e observar e conversar sobre determinados jogos escolhidos previamente, em tom aberto e sem grandes formalidades? Que tal observar os pontos altos e baixos dos clássicos dos videogames, que poderiam servir de “lição” para futuros desenvolvedores ou apenas para interessados no assunto?

Não sei se em formato de mesa redonda (muito provavelmente não), mas este é um projeto para 2014, que eu espero concretizar ainda no primeiro semestre. Dicas, sugestões e críticas são mais do que bem vindas. Com isso, está dado o pontapé inicial para as ideias desse ano.

Gustavo Nogueira de Paula

OBS: Ex jogadores e loiras “entendidas” no assunto estariam presentes?

Anúncios

Um comentário sobre “Mesa redonda Game debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s