A ignorância dos gamers é desanimadora

A Helena da direita parece ter insultado muitos jogadores
A Helena da direita parece ter insultado muitos jogadores

Sim, esse título é uma generalização

Essa generalização é oriunda da frustração em relação aos comentários e reações de muitos jogadores a respeito do trabalho realizado pelo site bulimia.com, que apresentava personagens femininas dos games em uma versão um pouco mais realista, baseado numa pesquisa em relação ao peso/altura da mulher estadunidense. Eram apenas imagens tratadas, coisa bem simples, alertando um pouco sobre a opressão da mulher em busca da magreza etc. Aquilo que parece simples de entender se tornou quase uma ofensa para muitos jogadores. Da para conferir todos os resultados aqui.

Fica até difícil saber por onde começar. Dentre as asneiras ditas, destaco algumas:

  • A esmagadora maioria dos comentários na matéria acharam um absurdo as alterações realizadas nas personagens, argumentando não serem corpos irreais, por se tratarem de atletas, lutadoras etc.
  • Falam que as mulheres só sabem fazer mimimi
  • Que infelizmente teriam que aturar mulheres gordas também no videogame
  • Associar a questão das mulheres gordas com governos de esquerda
  • A maioria não entendeu a proposta do site que realizou a ação

Os jogadores em geral expressaram medo de alterarem o desenho das mulheres. Isso não surpreende, pois os jogadores costumam ser bem conservadores, rejeitando alterações mais bruscas nos jogos, seja em estética ou jogabilidade.

O tema tem sido recorrente por aqui, mas hoje a intenção maior é expressar o quão desanimador pode ser trabalhar na área de games. Volto a insistir na importância das produções indies para alterar esse mercado, pois esperar que as Majors irão realizar alguma mudança ou pensar em algo mais inclusivo é quase tão frutífero quanto esperar o papai noel no natal.

Um texto curto, mais como um lamento. Fico imaginando o que essas pessoas pensam a respeito de estupro, abuso, diferença de salários etc… O caminho pela frente ainda é longo e árduo, não pensem o contrário.


Gustavo Nogueira de Paula

Anúncios

Um comentário sobre “A ignorância dos gamers é desanimadora

  1. Renato

    O título ficou ótimo. Um verdadeiro “Sad but true”. O argumentos nos comentários são realmente sofríveis. Os melhorzinhos falam que elas não deveriam ser gordas, isso seria irreal. O argumento até soa bem, mas não vai muito além disso. Até porque se for para ser realista Lara Croft devia ter corpo de lutadora de MMA e não de modelo. Quem sabe a Ronda Rousey não vira um referência para futuros jogos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s